domingo, 16 de maio de 2010







Aconteceu algo realmente muito estranho hoje. Ficamos até tarde no Rio Salgado, nadando de um lado pro outro e jogando água nas nossas caras. Eram umas seis horas da noite, quando eu resolvi ir nadar no rio enquanto todos conversavam numa roda de fogueira. Fui caminhando pela margem, e entrando no rio aos poucos. A Lua Cheia foi coberta por uma densa nuvem, não permitindo que eu visse para onde eu estava indo nem por onde eu tinha vindo. Estava perdido. Olhei com esforço para a outra margem e vi quatro mulheres na beira do rio, reunidas de um modo nada convencional.




Aproximei-me delas. "Com licença... Vocês poderiam..." mal terminei de falar, e elas olharam pra mim espantadas. Percebi que eram quatro índias. Cochicharam entre si numa lingua estranha, e depois me puxaram para a água. Quis fugir, mas elas me impediram. As índias me cercaram e começaram a jogar ervas no espaço onde eu estava. Elas deram-se as mãos e as ergueram para o altoreverenciando a lua cheia. Falaram palavras estranhas, como se fosse uma prece. Senti um arrepio percorrer o corpo, além de um formigamento subindo pelas pernas até a cabeça. A água ficou mais gelada, parecendo diferente do normal. "Pedroo! Você está ai?!" Ouvi a voz de minha mãe ao longe. As índias abaixaram os braços e se calaram, saindo da água e indo embora. Assustado, corri para a margem e me juntei a minha mãe e o pessoal.




O que será que aquelas índias fizeram? Será que me lançaram uma maldição? Ou macumba, sei lá? É melhor eu esquecer isso.

Um comentário: