segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Sereias, O Segredo das Águas by Mirella Ferraz (RESENHA)



E ai, galerinha subaquática?
Assim que minha cauda chegou, também veio junto esse incrível, maravilhoso, sensacional e inspirativo livro da Mirella Ferraz, "Sereias: O segredo das águas".

"E então aconteceu... a mágica chegou... e não existiam pernas e pés ali, mas sim um manto de escamas com mil tons de anil, verde e dourado. Uma cauda de peixe... uma cauda de sereia!” Neste romance encantador, urdido a sal e água, é narrada a emocionante história de Coral, uma garota de aparência exótica, que nasceu envolta em mistérios sobrenaturais e com um estranho fascínio pela água. Poderá ela, com a ajuda do apaixonado Marcelo, desvendar todos os enigmas que cercam a sua vida? Conseguirá sua mãe, Marina, afastá-la de um destino que, para ela, parece apavorante, mas que constantemente se revela inexorável? Qual preço você estaria disposto a pagar para ajudar seu grande amor? Com uma narrativa dinâmica e empolgante, o leitor viajará pelo mundo de uma das mais fascinantes figuras lendárias, e presentes, de todos os tempos: a sereia. E verá que, muitas vezes, as lendas são mais reais e estão bem mais próximas de nós do que imaginamos. Venha desvendar o que se esconde nos mares... “Fiquem então em silêncio e apurem seus ouvidos, porque podem ser agraciados com um canto vindo das ondas... por um canto de sereia...”.

A história fala de um casal chamado Marina e Tom, que há muito tempo queriam um bebê, mas não conseguiam apesar de várias tentativas. Até que um dia, numa viagem de segunda lua de mel para Salvador, o casal se encontra magicamente com uma estranha e bela senhora negra sorridente, que lhes dá um botão de flor, e diz que Marina tem que jogá-lo ao mar e fazer um pedido. Marina se fere com um espinho da flor, e depois ouve a mulher dizer que seu desejo será realizado.

Não demorou muito, ela constou que estava grávida. E sua gravidez fora muito estranha, ela vomitava água do mar e espuma, e tinha sonhos estranhos com uma sereia belíssima e ao mesmo tempo assustadora dizendo que ela viria levar sua criança no momento certo, deixando Marina apavorada. Por fim, ela teve uma linda menina, e resolveram chamá-la de Coral, remetendo ao seu belo cabelo cacheado dourado com nuances prateadas e vermelhas.

A história realmente começa quando o jovem Marcelo, que é o narrador do livro, conhece Coral ao se mudar para a cidade dela, Pirassununga no interior de São Paulo, e se apaixona perdidamente por ela. Ele descobre que Coral é profundamente apaixonada pelo oceano, e seu maior sonho é se tornar uma sereia. Porém, sua mãe Marina não quer nem saber desses gostos, e vive arruinando os sonhos fantasiosos da filha. Quando coisas estranhas e místicas começam a  acontecer com Coral, Marcelo é o único que pode ajudá-la a superar seus problemas e realizar seus sonhos.

               *********************************

Posso dizer somente que já tornou-se um dos meus livros favoritos. Há tão poucos livros de sereias, mas graças a Deus são livros MUITO bons. Esse principalmente. Tem um ar clássico e moderno ao mesmo tempo, uma atmosfera doce e calma, gostosa de ler, dá vontade de ler na praia e sentir o cheiro salgado das ondas do mar. Ao ler as descrições das praias e do amor de Coral pelo mar, é impossivel não se encantar também pela natureza que nos cerca, e ver a beleza dentro de cada um. Você se sentirá uma criança bobinha e impressionada, lendo cada palavra doce e penetrante do livro.

E, por mais difícil que seja, você também vai querer fazer parte do mundo das sereias quando acabar de ler.

Recomendo bastante a leitura, é simplesmente incrível.

Um comentário:

  1. Olá,PH!

    Eu também visito o blog da Mirella,rsrs.Muito legal a resenha que vc fez do Sereias-o Segredo das Águas e concordo com vc,quem leu realmente vai querer fazer parte do mundo das sereias.Outro dia sonhei que minhas pernas estavam ficando com escamas na pele,era verde meio azul-esverdeados,rsrs.Adorei seu blog e sempre virei aqui,bjs =)

    ResponderExcluir